“O aumento progressivo do peso, a pressão dos órgãos internos e as alterações hormonais são alguns dos principais fatores que influenciam diretamente na coluna vertebral da gestante”
Dr. Marcelo Valadares

Pesquisas revelam que, em média, oito em cada dez mulheres podem apresentar dores na coluna vertebral e pelve em algum momento da gestação. Mas medidas simples, porém fundamentais, ajudam a prevenir a dor nas costas na gravidez, garantindo maior qualidade de vida para as gestantes durante esta fase tão importante de suas vidas.

6 cuidados essenciais durante a gestação:

1) Usar sapatos adequados e confortáveis

Precisa ser feito durante os 9 meses, pois favorece a circulação sanguínea e ajuda na postura e no posicionamento correto de todo o corpo. O uso de saltos altos e sapatos apertados é contraindicado.

2) Não descuidar da postura

Manter a coluna ereta e os ombros nivelados quando se senta ou ao caminhar são hábitos a serem lembrados. Atenção à postura é essencial.

3) Praticar exercícios de forma moderada

A principal forma de combater a dor nas costas durante a gravidez é a prática moderada de exercícios, e sempre com orientação médica. O pilates, a yoga e as aulas de hidroginástica indicadas para gestantes são três bons exemplos, pois fortalecem o abdômen e a parte inferior das costas.

4) Dormir conforme orientação médica
Dormir de lado, mantendo um ou ambos os joelhos dobrados com um travesseiro entre eles são hábitos recomendados. Além disto, a grávida pode utilizar outro travesseiro para apoiar o abdômen.

5) Procurar ajuda se sentir dores
Tratamentos complementares alternativos para alívio das dores, como é o caso da acupuntura, também podem ajudar. A paciente deve ficar atenta ao grau e persistência da dor e procurar ajuda médica se necessário.

6) Priorizar uma alimentação saudável
É preciso alimentar-se de forma equilibrada e procurar manter o peso dentro do recomendado para a fase gestacional. Estudos das últimas décadas mostraram que o excesso de peso pode afetar diretamente o alinhamento da coluna vertebral, causando danos à coluna e muitas dores.

Dor nas costas na gravidez

Durante a gestação, o corpo passa por inúmeras mudanças. O aumento progressivo do peso, a pressão dos órgãos internos e as alterações hormonais, principalmente a partir do segundo trimestre, são alguns dos principais fatores que influenciam diretamente na coluna vertebral da gestante.

Vale dizer que quando a barriga começa a se tornar mais pesada, esta condição modifica até a postura normal e o alinhamento da coluna.

Além disto, as articulações pélvicas, que ajudam a sustentar a coluna vertebral, passam por relaxamento durante a gravidez. Isso pode contribuir com dor e inflamação na pelve e na região lombar.

Portanto, embora as dores na coluna em gestantes sejam comuns, é muito importante que as pacientes e seus familiares estejam atentos à persistência da dor. Caso não seja leve ou não desapareça com o tempo, a dor nas costas na gravidez pode ser sinal de infecção, até mesmo infecção urinária, ou de outros problemas mais sérios.

Você sabia?

  • Um estudo realizado com 266 grávidas, na cidade de Paulínia, no Estado de São Paulo, identificou que a prevalência de gestantes com queixas de dores na coluna vertebral e pelve foi de 79,8%. As queixas mais relatadas pelas gestantes foram aquelas localizadas nas regiões lombar e sacro-ilíaca.
  • A prevalência de algias (dores) na coluna vertebral e pelve nas gestantes em países como Suécia, EUA, China e Israel fica em torno de 50% a 80%.

Referências: